quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Pequeno Segredo

Já vi há algumas semanas o filme mas acabei não comentando pois estava ocupado (esse foi o filme que tirou Aquarius da disputa pelo Oscar de filme estrangeiro).

A produção tem alguns planos bonitos visualmente, tem certa autenticidade por não ter os vícios do cinema nacional, mas é problemática em termos de roteiro. Demoramos tempo demais (praticamente até o final) até entender a estrutura da família, o que fazem os protagonistas, qual o propósito da história, qual a relação entre os vários personagens e dramas que o filme apresenta, tornando tudo um pouco episódico, naturalista e sem direção - às vezes parece mais um álbum de luxo pra família Schurmann registrar suas recordações do que uma história escrita pra ser um filme e envolver o espectador.

As atuações são irregulares. Fionnula Flanagan faz um personagem desagradável e seu estilo caricato de interpretação não combina com o do resto do elenco. Por outro lado, a garotinha que faz a Kat (Mariana Goulart) é um achado e tem uma aura muito especial. Há um foco excessivo em temas pesados, deprimentes, como se o filme quisesse provar que tem profundidade, mas que acabam não funcionando; não tornam o filme mais profundo, apenas meio desagradável - o diretor parece mais em casa nos momentos em que o filme assume um tom mais "comercial de margarina".

Não acho um filme muito bom, mas é difícil não se emocionar nos momentos finais (fazia tempo que eu não voltava pra casa chorando no caminho!), ainda mais se tratando de um projeto tão pessoal pra família. Não acho que tenha grandes chances de ir pro Oscar, mas também não acho que Aquarius teria sido uma aposta muito mais inteligente.

-------------------

Pequeno Segredo / Brasil / 2016 / David Schürmann

FILMES PARECIDOS: Uma Prova de Amor (2009)

NOTA: 5.5

Nenhum comentário: