quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Animais Noturnos

NOTAS DA SESSÃO:

- Que coisa horrorosa essas gordas peladas na sequência de créditos! Isso não tem nada a ver com o espírito do resto da história, é só pra parecer "estiloso".

- Que bom pelo menos que a protagonista não gosta do tipo de arte que ela exibe na galeria.

- Produção sofisticada, ótimos atores, diálogos inteligentes, boa fotografia, etc.

- Curioso o detalhe da mulher do livro ser parecida com a Amy Adams, a ponto de você se confundir, mas não ser a mesma atriz. Isso quer dizer que a personagem é apenas inspirada nela? Não é pra ser a própria? Então por que o Jake Gyllenhaal é o ator tanto no livro quanto na vida real?

- Desagradável a cena em que a família é rendida pelos bandidos. Até porque o filme glamouriza o vilão (o personagem do Aaron Taylor-Johnson) e mostra os mocinhos como ineficazes, fracos, tomando decisões ruins e piorando a situação cada vez mais.

- O filme é bem dirigido, há subtexto nas cenas, é interessante os paralelos que são feitos visualmente entre o livro e a vida real, etc.

- Quando vemos pelo flashback o início da relação da Amy Adams com o Jake, o filme fica ainda mais intrigante - queremos saber como uma relação tão positiva deu tão errado, a ponto do Jake escrever esse livro.

- A trama policial dentro do livro também é interessante. Queremos saber o que o Jake irá fazer com os bandidos, se irá capturá-los, etc.

- Tom Ford adora colocar homens bonitos sentados em privadas né? Em Direito de Amar isso me chamou atenção, e aqui o fetiche aparece de novo.

- Qual a razão desse susto na cena da babá eletrônica?!

- SPOILER: É interessante como aos poucos o Jake vai deixando de parecer um ex-marido psicopata e vai se transformando na vítima da história. A cena em que ele descobre a esposa com o Armie Hammer é bem forte! Será que ele escreveu o livro no fim pra se vingar do Armie Hammer? Será que ele é que representa o bandido que "matou" a família dele?

- SPOILER: O final acaba sendo levemente insatisfatório. Teria sido melhor se a revelação de que o Jake é a "vítima" viesse apenas no final. Depois que já sabemos disso, a cena no restaurante se torna um pouco redundante, não é um final muito dramático. O Jake foi apenas consistente com a atitude vingativa que ele já estava tendo desde o começo do filme quando enviou o livro. A única transformação que houve desde o começo na história é que a plateia descobriu o motivo do término dos dois. Mas pros personagens em si, nada parece ter mudado ao longo da narrativa, dando essa sensação de que faltou acontecer algo.

------------------

CONCLUSÃO: Faltam mais acontecimentos na história, mas é um drama bem realizado, com bons atores, conteúdo, e bonito esteticamente.

Nocturnal Animals / EUA / 2016 / Tom Ford

FILMES PARECIDOS: O Abutre (2014) / Grandes Olhos (2014) / Direito de Amar (2009)

NOTA: 7.5

Nenhum comentário: