sábado, 11 de novembro de 2017

Terra Selvagem

(Esta crítica está no formato de anotações - em vez de uma crítica convencional, os comentários a seguir foram baseados nas notas que fiz durante a sessão - um método que adotei para passar minhas impressões de forma mais objetiva.)

ANOTAÇÕES:

- A história começa um pouco morna. O protagonista é respeitável (parece habilidoso, ter um bom caráter) mas nada extraordinário; e a descoberta do cadáver não gera um grande conflito pessoal pra ele - ele parte na investigação como uma espécie de favor, sem uma motivação pessoal.

- A ambientação torna o filme mais agradável de assistir... As locações bonitas na neve, o uso dos snowmobiles, etc.

- Mais pra frente quando o Jeremy Renner conversa com o pai da vítima (o índio) e descobrimos que havia uma relação mais próxima entre ele e a garota que morreu, a investigação se torna um pouco mais envolvente - passa a ser quase uma questão de honra achar o assassino.

- Surpreendente a cena onde eles vão até o trailer dos garotos drogados e são atacados. Quebra um pouco a expectativa inicial de que seria um filme mais parado, sem acontecimentos dramáticos.

- Os diálogos são um pouco cafonas - os personagens são americanos comuns, deveriam falar de maneira simples, mas o roteirista fica sempre colocando umas frases poéticas forçadas na boca deles pra tentar dar mais profundidade à história.

- Algumas questões ficam um pouco confusas... No começo não fica claro se o namorado da Natalie morreu também... Nem se a morte da Natalie tem algo a ver com a morte da filha do Jeremy Renner... Não é a narrativa mais precisa do mundo, mas não deixa de prender a atenção.

- A agente do FBI (Elizabeth Olsen) começa um pouco antipática e distante, mas depois da cena em que ela e o Jeremy Renner conversam sobre a morte da filha dele, a relação entre os dois fica mais sólida e positiva.

- SPOILER: Outra coisa confusa é essa rivalidade que começa a surgir entre a Elizabeth Olsen, os policiais amigos dela, e o outro time de policiais locais. Os policiais locais estão tentando proteger os criminosos? Eles são vilões também? Não fica claro qual o motivo da confusão. Ainda assim, a cena do tiroteiro é excelente. A chegada inesperada do Jeremy Renner também é ótima, embora não fique muito claro como ele descobriu que iria acontecer o ataque e desceu da montanha a tempo pra salvar a mocinha.

- SPOILER: A vingança do Jeremy Renner contra o último vilão no alto montanha é legal. Depois disso o filme demora tempo demais pra acabar, gerando um anticlímax. Como não acaba logo depois da morte dos bandidos, ficamos com a impressão de que uma nova reviravolta irá acontecer, afinal há várias perguntas no ar (A morte da filha do Jeremy Renner tinha algo a ver com isso tudo? A polícia local está por trás de alguma organização criminosa?). Mas daí não acontece nada e o filme acaba mesmo.

------------------

CONCLUSÃO: O roteiro é imperfeito, mas a história tem momentos empolgantes e funciona como uma espécie de western moderno.

Wind River / Reino Unido, Canadá, EUA / 2017 / Taylor Sheridan

FILMES PARECIDOS: A Qualquer Custo (2016) / Tudo por Justiça (2013) / Os Infratores (2012) / Inverno da Alma (2010)

NOTA: 7.0

Nenhum comentário: