domingo, 3 de dezembro de 2017

Assassinato no Expresso do Oriente

NOTAS DA SESSÃO

- A melhor coisa do filme é a introdução do personagem do Poirot, antes da viagem de trem - a maneira como sua personalidade vai sendo revelada, seus valores (a noção de que ele desvenda os crimes melhor que qualquer pessoa por ser extremamente idealista, portanto imperfeições e incoerências aparecem pra ele de forma mais gritante do que pros outros, etc).

- Os diálogos têm um brilho e uma inteligência que não se vê em textos modernos - o que provavelmente é um mérito da Agatha Christie (eu nunca li o livro).

- Toda a produção é de ótimo nível: a trilha sonora, a fotografia, o elenco, etc.

- Excelente o diálogo quando o Poirot se recusa a trabalhar para o Johnny Depp. Demonstra a integridade do protagonista de maneira inesperada e divertida.

- O ambiente em que o filme se passa é bastante agradável e o "set up" da história é muito bom (todo o conceito de um mistério de assassinato num trem luxuoso, etc).

- O grande problema do filme é o problema da maioria dos "whodunits" - algo que Hitchcock apontou: todo o interesse do filme se concentra no final. Depois da introdução, a única coisa que nos interessa é descobrir quem é o assassino (e se você já sabe o final por conhecer a história, o filme se torna um tanto chato). O filme não é sobre a jornada, sobre o processo, mas sobre a revelação final. A investigação em si não é prazerosa. Os melhores filmes, mesmo que você já saiba o final, ainda são um prazer de ver e rever. Esse aqui é apenas um quebra-cabeça, mas um não muito envolvente, pois nós não conseguimos acompanhar a lógica do Poirot, afinal ele tem uma inteligência sobrenatural que não está ao nosso alcance. Ele vai desvendando o crime através de associações absurdas que a plateia tem que aceitar passivamente. Então nós não temos o prazer de ir ligando os pontos, antecipando os eventos, confirmando os fatos, entendendo tudo com clareza, etc.

- Há outros problemas também relacionados ao Poirot. Além dele ter virtudes muito inacreditáveis, há o fato dele ser apresentado como uma figura caricata, quase cômica, o que o impede se se tornar um herói realmente admirável pro público. Além disso, há o detalhe de que, nessa história em particular (SPOILER) ele está sendo feito de bobo pelos passageiros, o que também diminui sua estatura (tornando os criminosos os mais espertos).

- SPOILER: Mesmo pra quem não conhece a história da Agatha Christie, em certo momento já começa a ficar óbvio que todos os passageiros estão por trás do assassinato. É até falso o Poirot não perceber isso antes (considerando a inteligência dele)... Afinal, seria uma coincidência absurda TODAS as pessoas ali terem algum motivo pra matar o Johnny Depp (ou sequer saber quem ele é). Uma coisa é uma história como O Caso dos 10 Negrinhos, onde são vários conhecidos numa casa e 1 pessoa morre. Aí faz sentido todo mundo ter algum tipo de relação com a vítima. Agora num trem, onde deveriam ser todos estranhos... O simples fato de todo mundo ter algum motivo pra matar o Johnny Depp já deveria fazer o Poirot matar a charada.

- SPOILER: A cena em que o Poirot soluciona o mistério é chatíssima. Ele apenas para em frente a todos e fala qual a explicação. Não é algo revelado de maneira dramática, visual, que surpreende o público. E a única graça é a "curiosidade" de que não era 1 assassino, e sim 12. Mas o conteúdo em si do crime não é dramático... Não há uma revelação surpreendente sobre a motivação por trás do crime, etc. Me parece até compreensível eles terem se vingado de um cara que cometeu um crime tão horrendo. Nem o Poirot nem nós ficamos espantados com a atitude dos envolvidos.

- Depois que o mistério é solucionado o filme demora demais pra acabar, começa a criar um tom épico de despedida, o problema é que a história não tinha esse tipo de carga dramática, então fica soando pretensioso (a própria canção dos créditos finais é extremamente inadequada).

------------------

CONCLUSÃO: Muito bem produzido, com um ótimo começo, mas a história perde a força depois que começa a investigação.

Murder on the Orient Express / EUA, Malta / 2017 / Kenneth Branagh

FILMES PARECIDOS: Aliados (2016) / Ponte dos Espiões (2015)

NOTA: 6.0

3 comentários:

Anônimo disse...

De Poirot, vi há muito tempo o Orient Express do Sidney Lumet, e um filme, não lembro o nome, em que ele foi interpretado pelo Peter Ustinov. Poirot é de fato um personagem algo caricato, deve ter sido um meio escolhido pela Agatha Christie para diferencia-lo de Sherlock Holmes.
Pensando bem, o melhor Poirot do cinema foi o do filme "Assassinato por Morte", uma sátira aos whodunits feita nos anos 70, que pôde explorar melhor a comicidade do personagem.
Pedro.

Caio Amaral disse...

Oi Pedro..! Faz muito tempo que vi o Murder by Death e não lembro de muita coisa, até pq confundo um pouco com Os 7 Suspeitos (Clue), rss... Agora acho que de longe a melhor adaptação da Agatha Christie para o cinema não é bem um "whodunit" e não tem o Poirot --- o clássico de 1957 "Testemunha de Acusação"... Se não tiver visto, veja... Está na minha lista dos 100 Grandes Filmes, abs!

Anônimo disse...

Falei mais de brincadeira, mas de qualquer forma acho "Murder by Death" um ótimo filme.
Pedro.