domingo, 14 de janeiro de 2018

O Touro Ferdinando

Não fiz anotações nem vou fazer uma crítica mais detalhada, pois vi o filme no cinema com meus sobrinhos (de 1 e 3 anos), então meu foco ali não era exatamente analisar o filme. Mas foi provavelmente a melhor animação que vi nos últimos 5 anos ou mais, então queria pelo menos deixar esse registro aqui.

De fato, como apontaram aqui nos comentários recentemente, o filme é muito mais "disney" do que os filmes atuais da Disney (Ferdinando é da Blue Sky Studios / Fox Animation). E apesar das caretas que costumam caracterizar os "heróis envergonhados" que eu tanto detesto (há um toque disso aqui), o personagem Ferdinando me conquistou pois no fim é um personagem bondoso, íntegro, que tem uma força incomum (tanto de caráter quanto física), e apesar disso se recusa a usá-la pra promover conflito e violência. O filme consegue fazer a gente torcer pelos animais e até colocar um frigorífico como vilão, mas sem em nenhum momento adotar uma postura anti-capitalista mal intencionada como Okja, por exemplo. O visual é bonito, as canções são boas, não há piadas de mau gosto nem dancinhas constrangedoras no final... Pra mim foi um pequeno sinal de vida inteligente na indústria de entretenimento infantil, que na minha opinião é uma das coisas mais decadentes da cultura atual.

----------

Ferdinand / EUA / 2017 / Carlos Saldanha

NOTA: 7.5

6 comentários:

Dood disse...

A Blue Sky aparentemente e a menos tóxica dos estúdios de animação, apesar de Era do Gelo ser uma cópia descarada de Madagascar com personagens desesperados sob um pseudo objetivo. Me agradou com Snoopy e Charlie Brown. É o que falei anteriormente: você não ter aquele compromisso de lançar animações todo o ano as coisas parecem que fluem melhor. Pelo menos é o que eu vejo.

Caio Amaral disse...

Nem lembrava que Snoopy era da Blue Sky... foi uma das poucas animações que falei bem também nos últimos anos...!

Anônimo disse...

No caso do Snoopy, o estúdio foi fiel ao espírito dos quadrinhos de Charles Schulz e seu humor inteligente. Foi isso que tornou o filme bom.
Pra mim, Shrek foi o marco zero de tudo de ruim na animação, com seu humor apelativo, dancinhas, referências e a necessidade de subverter clichês e zombar do passado da Disney posta acima da obrigação de contar uma boa história. Quase tudo de ruim que veio depois é de alguma forma uma reciclagem de Shrek.
Ferdinando parece não ter nada do tom debochado da Dreamworks. Só isso já vale muito.
Pedro.

Caio Amaral disse...

Tem razão Pedro, a partir de 2001 começaram a surgir mais e mais animações nesse estilo.. só não diria que Shrek foi especificamente o que mudou tudo (talvez pras animações sim), pois nessa época houve uma mudança na cultura como um todo.. não só nas animações mas também nos filmes, na música, etc.. abs!

Anônimo disse...

Passou ontem no canal Fox. Achei realmente muito bom. E não abusou do tom lacrimogêneo como as produções recentes e superestimadas da Pixar/Disney.
Pedro.

Caio Amaral disse...

Foi um dos poucos que assisti tranquilo com crianças ao lado, sabendo que elas estavam sendo entretidas.. que o filme estava falando uma linguagem que elas entenderiam do começo ao fim... pois muitas das animações atuais, nessa ambição de agradar críticos, de serem politicamente relevantes, acabam muitas vezes colocando o público infantil em segundo plano..