sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Extraordinário / Logan Lucky / Saving Capitalism

Extraordinário (Wonder / EUA, Hong Kong / 2017 / Stephen Chbosky)

É o "feel-good movie" do ano até agora. Pensei que pudesse cair na categoria "herói envergonhado", mas o personagem de Jacob Tremblay (em mais uma performance fantástica) é altamente carismático, admirável, e a intenção do filme é simplesmente mostrar que caráter e competência no fim das contas falam mais alto que aparências (assim como Estrelas Além do Tempo fez ano passado). Julia Roberts está em um de seus melhores momentos dos últimos 15 anos.

NOTA: 8.0


---------------


Logan Lucky: Roubo em Família (Logan Lucky / EUA / 2017 / Steven Soderbergh)

Filme de assalto onde devemos torcer pelos bandidos sem que o filme dê nenhuma justificativa pra isso (exceto o fato dos atores serem simpáticos e as vítimas terem "dinheiro demais"). Não é bem uma comédia, e sim um "thriller cínico", do tipo que tenta nos envolver usando os recursos clássicos dos heist movies (celebrar a engenhosidade dos "heróis", criar suspense), ao mesmo tempo em que diz que nada deve ser levado a sério, pois os protagonistas são ridículos, imorais, etc. É um exemplo de Idealismo Corrompido, e o tipo de filme que fica sempre vários passos à nossa frente, jogando surpresa após surpresa pra tentar parecer mais esperto que o espectador.

NOTA: 4.5

3 comentários:

Dood disse...

Fiquei interessado nesse Extraordinário, me lembrou Sempre Amigos:

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-17853/

Aproveitando quais filmes similares você recomenda?

Caio Amaral disse...

É bem legal.. O diretor do Extraordinário fez aquele filme As Vantagens de Ser Invisível que tem muita gente que gosta.. que fala de bullying tb.. Mas na minha cabeça o Extraordinário não cai tanto na categoria "filme de bullying", como uma discussão séria sobre esse tema.. e sim de filmes "uplifting", inspiradores.. que falam de triunfo em meio a grandes adversidades... tipo Karatê Kid, Forrest Gump, Seabiscuit, Estrelas Além do Tempo, Rocky, etc.. abs!

Dood disse...

Eu fiquei encantado com o trailer, é um tipo de filme que eu veria no cimena com minha mãe se ela ainda estivesse viva. Aliás, foi ela que meio que me iniciou gosto por filmes assim.